Estudando a linguística

Deixa eu ver se entendi direito. Pro Jackendoff, um cara que usa a palavra “cognição” sem pudor algum nos seus textos e livros, há uma sistema de inato de formação de conceitos. Já os “cognitivistas” falam em construção cultural e social de conceitos linguísticos (o povo que estuda metáfora, em geral). A pergunta é, qual a visão de cognição para eles? a) Jackendoff é gerativista nesse aspecto?, b) os cognitivistas do segundo grupo são behavioristas? Creio que o Chomsky diria que sim, já que para ele quem não é idealista é empirista, e logo partidário da tese da tábula rasa (diferenças sobre a aprendizagem à parte; um construtivista ou interacionista que gostam de negar o inatismo tampouco são partidários do behaviorismo, embora para Chomsky eles sejam todos farinha do mesmo saco).

Anúncios

2 comentários sobre “Estudando a linguística

  1. ‘Cognitivismo’ é um desses termos parecidos com ‘linguagem’, ou seja, eu nunca sei direito o que o caboclo quer dizer com ele rs. Mas diga, de onde vêm essa afirmação forte de que o tio Chomsky considera os behavioristas e os, digamos, inatistas light (que concedem que alguma influência biológica tem de haver, mas não tão especializada como um órgão de linguagem, por exemplo) seriam farinha do mesmo saco? Me interessei.

    1. No livro que terminei de traduzir com o Gabriel Othero e com o Sérgio Menuzzi. Chomsky critica principalmente o conexionismo. Pra ele a visão de aprendizagem dessa abordagem é só uma variação do behaviorismo. Assim, interpretação minha agora, creio que ele diria o mesmo dos interacionistas, e desse povo que diz que a cultura “molda” a mente e a linguagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s