O português na mídia

Duas notinhas:

1) O título da matéria da ZH: “Já duram mais de 48 horas buscas por marinheiro que teria caído de navio em Pelotas”

Por que buscar alguém que “teria caído”´? É só no meu idioleto que o futuro do pretérito é um tempo que expressa incerteza? Aparentemente para os jornalistas da ZH é um verbo do modo indicativo, logo expressaria certeza. Isso é uma hipótese, ainda não entendi esse uso, tem cheiro de hipercorreção. O que me intriga é o jornalista não ter usado a forma simples: “caiu”, já que de fato o sujeito foi visto desaparecer na água, conforme relata uma testemunha entrevistada; embora, os tripulantes da embarcação em que marinheiro estava só se deram conta do sumiço do sujeito 40 minutos depois de zarpar, última vez em que foi visto no barco.

2) Achei curioso a frase da Cristina Ranzolin, âncora do Jornal do Almoço, da RBS (RS): “fulana, conta pra gente o que você tá fazendo por aí.” Como ela é gaúcha de Porto Alegre, por que usa “você”? Hipótese: o “tu” é de registro informal na cidade? Teria que reparar nos outros jornalistas para ver como eles conversam entre si.

Anúncios

2 comentários sobre “O português na mídia

  1. Oi Luisandro,
    li o teu post, gostei do assunto, não resisti e quero dar o meu “pitaco”:

    1) Na minha leitura, na sentença do ZH, o ‘teria caído’ ainda está expressando incerteza, mas quanto à circunstância da queda; que o cara sumiu do barco, que provavelmente ele esteja no fundo do oceano, não há dúvidas. Ao meu ver a incerteza recai sobre como aconteceu: acidente, suicídio ou homicídio.

    2) Não tenho ideia…. será que ela não usa ‘você’ pq ela viveu mto tempo entre RJ/SP, na época em que era âncora do Jornal Hoje?

    Parabéns pelo blog,
    Lovania

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s