Pirataria e a lei de direitos autorais

Pelo que entendi o Ministério da Cultura está discutindo uma revisão da lei de direitos autorais. Enquanto a gestão do Gilberto Gil estava mais aberta a flexibilizar as coisas, a nova gestão está tomando um rumo diferente, no sentido de punir e regulamentar o download (tem algum substantivo pra “baixar”?) de arquivos (videos, música, livros, etc). Pelo jeito, as coisas ficarão mais difíceis daqui pra frente. O acesso à cultura vai voltar para os poucos que podem pagar por ela. No fundo, o que esses órgãos todos (sindicatos de produtoras, sindicatos de músicos e compositores, editores, etc.) querem é voltar a encher suas burras de dinheiro. Filmes obscuros devem continuar a ser filmes obscuros, condenados ao limbo do esquecimento e das notas de rodapé. A indústria decide o que iremos ver, ouvir e ler. A menos é claro que os artistas tomem uma atitude e se rebelem contra as gravadoras (o que acho bem improvável). Lily Allen, que ficou famosa graças à internet, é contra o download ilegal (não é contraditório?). A questão não é simples, eu sei. Só que vai ficar complicado quanto limitarem a quantidade de downloads que a gente pode fazer, ou obrigarem os provedores a monitorar o que o usuário baixa.

Links para as várias matérias estão no Trabalho Sujo, do Alexandre Matias.

Anúncios

2 comentários sobre “Pirataria e a lei de direitos autorais

  1. A legislação dos direitos autorais, no geral, é a do século XIX. É incabivel a forma arcaica que se trata esses direitos e em particular na internet. A essência da internet é o compartilhamento, foi assim que ela nasceu. E uns bocós intermediários querem restringir algo irrestringível. È como decretar que só pode usar chapéu na sombra…

    Se uma obra do artista tem o custo final de 30 reais, e ele fica com 6% do total das vendas, esse mesmo artista vai ganhar muito mais se disponibilizar a obra na internet e cobrar 5 reais ficando com 50%…

    Está sendo construída a primeira obra juridica escrita por vários autores no sistema do wikipedia, falando justamente dos direitos autorais (na ufsc)…. será um marco!

    Só para se ter uma ideica, calcula-se que nos próximos dois anos serão produzidos mais informações do que produziram nos últimos 10.000 anos de humanidade!!! Como lidar com isso senão compartilhando?

    abs!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s